fbpx

Tradição desde 1908
em produtos que
duram para sempre

1904

Abramo Eberle começa a produzir os primeiros artigos de montaria.

1906

Abramo Eberle ganha de presente a Piteira que inspirou a marca.

1908

Nasce a marca Piteira, divisão da empresa Eberle para artigos metálicos, entre eles, os de montaria.​

É essa piteira que adorna até hoje o telhado da antiga metalúrgica, em Caxias do Sul – RS, na esquina das ruas Borges de Medeiros e Os Dezoito do Forte (detalhe na foto).

Em uma era anterior ao automóvel, até as décadas de 40/50, os produtos Piteira produzidos pela Eberle eram distribuídos por caixeiros viajantes no lombo de mulas.

Resgate Histórico

Disponibilizamos para
consulta o catálogo de peças
de Montaria produzidos
pela Eberle em 1937. 
Clique na imagem
para ver o conteúdo e a
completa linha
produzida na época.

1940

Começa a produção dos artigos de montaria em aço inox.

1989

A Metalgusa Artigos para Montaria adquire a marca Piteira – linha de artefatos para montaria da empresa Eberle. No mesmo ano reinicia a produção dos produtos Piteira mantendo a qualidade e tradição da marca.

Por décadas, a Metalgusa Artigos de Montaria orgulhosamente levou os produtos Piteira para todos os cantos do Brasil, mantendo a tradição na produção da mais tradicional marca em itens de montaria.

2018

Em 2018, a marca Piteira completa 110 anos de uma história repleta de tradição, paixão e trabalho. Uma história tão forte merece ser lembrada todos os dias. Por esta razão, a Metalgusa Artigos de Montaria agora adota o nome Piteira. Unidos em um único símbolo para a vida toda.